JUNHO/2017
Aeroporto de Inhambane, 13h 40m
Corria uma aragem fresca na sombra do aeroporto.
Na esplanada havia algumas mesas onde turistas Sul Africanos se refrescavam com várias 2M, ouvia-se risos e conversas alegres.
Pessoas sem pressa que aguardavam o voo, no ritmo de África, algumas conversas de viagens, outras de negócios.
Éramos os únicos Portugueses, e como já referi havia também alguns Sul Africanos mas a grande maioria eram naturais de Moçambique.
O avião da LAM, tinha chegado a horas, a partida seria
às 14h. O check-in também foi mais uma vez rápido, numa terra onde tudo rola muito lentamente 😲
Para fazer o check-in só é necessário mostrar o passaporte, verificar se a viagem está marcada e emitir o bilhete.
Um aeroporto tão diferente dos que estava habituada, com pouca ou nenhuma segurança, onde o controle RX das pessoas apitava sempre mas o segurança nem ligava. De vez em quando lá mandava alguém fazer marcha atrás, tirar relógio, tirar sapato mas … apitava na mesma e lá mandava seguir.
Rapidamente entrámos no avião! Diziam que a LAM, não era pontual, mas felizmente neste 4 voo e em todos os outros que fizemos nunca houve algum atraso.Também convém dizer que em 2 desses voos tivemos a companhia do Primeiro Ministro. Também não será todos os dias que o Primeiro Ministro de Moçambique faz visitas de estado. E neste voo de regresso também tivemos a sua companhia.
A nossa estadia em Machangulo, tinha sido cancelada devido, ao mau tempo. Por esse motivo não seria possível fazer a travessia para terras de Santa Maria, por muita tristeza minha, que desde o primeiro dia que pensei conhecer Moçambique, tinha sido este destino e a “White House” a minha primeira escolha e reserva, mas como disse o Ricardo seu proprietário, este seria um motivo para voltarmos a Moçambique!
Assim a escolha foi para o Bilene, onde alugámos uma casa no “Bilene Lodge” um casa mesmo em frente ao mar. Era mobilada tinha 2 quartos 2 wcs um salão enorme, kitchenet e uma enorme varanda com uma grande mesa redonda de vidro. E foi aí nessa varanda com uma vista espetacular, que ao almoço nos deliciava-mos com marisco apanhado na lagoa de água salgada.
Foram 3 dias de absoluto relax. Alugámos um carro, para nos deslocarmos no Bilene onde poderíamos fazer compras e ir ao banco sempre que precisássemos de converter euros em meticais.
E finalmente o Bilene!!! Que tantas e tantas vezes ouvi falar!
“Breve descrição”
Praia do Bilene ou simplesmente
Bilene é um município e vila balnear
moçambicana situada 145
km a nordeste de
Maputo, nas margens da
Lagoa Uembje, a qual está separada do
Oceano Índico por uma estreita faixa de dunas. A principal actividade económica da vila é o turismo, para o qual dispõe de várias instalações turísticas, beneficiando também do facto de ser a praia mais próxima de Maputo acessível por estrada asfaltada. Administrativamente, a Praia do Bilene é um posto administrativo do distrito de
Bilene, província de
Gaza, e desde Maio de 2013 também um município.
O vai-vem dos pescadores
A limpeza da praia
A calma e limpidez da água
O outro lado do Bilene
A bravura do mar no lado da costa
Algumas fotos da Vila
A seguir … O princípio do fim ✈