Gostei da cidade de São Tomé 😍
A Baía Ana Chaves dá-lhe um encanto muito especial com o seu casario colonial!
Lembrei uma outra baía, um pouco mais distante, e com essas lembranças recuei no tempo e tornaram mais fortes as minhas emoções 😥
… Sim, eu estava em África!
… A África que cresci e onde quando menos se esperava caía uma chuvada torrencial … ⛈
… E o que eu adorava chapinhar nas poças de água !!
… E voltei a fazer tal e qual o fazia num tempo longínquo, liberta de valores e de preconceitos!!
… Sim, voltei a ser a tal criança rebelde que chegava completamente encharcada a casa !
… Naquela África onde após a chuva intensa o sol queima, e tudo desabrocha!
Vou voltar sim! 🙏
agora mostrar um pouco do que vi
Baía Ana Chaves
Quando em 30 de Setembro de 1975, foi decretado a nacionalização das Roças, penso que ninguém pensaria na altura que as Roças nacionalizadas e que foram transformadas em pequenas empresas agrícolas, não fossem capazes de seguir em frente e seguir o seu normal funcionamento, mas o imprevisível aconteceu e elas foram se degradando e destruindo, incapazes de continuar com a a sua produção agrícola, tornando-se habitação das comunidades que nelas vivem , sem água, luz e as infraestruturas necessárias para a sua habitabilidade.
Poucas tem beneficiado de projectos desenvolvidos por ONG’s e conseguem de algum modo ser bem sucedidas e vou através do meu olhar mostrar aquilo que vi, e tentando imaginar o que seriam no tempo do antigo império colonial Português 😔
Chovia muito quando cheguei à roça Agostinho Neto, antiga Roça do Ouro, fundada em 1865, foi a sede da Sociedade Agricola Valle Flor e a maior e mais importante das explorações de cacau e café. Foi oficialmente designada como Agostinho Neto em 1980.
Não é agradável o que se vê, mas mesmo assim dá para imaginar o que seria nos seus tempos áureos 😔
Crianças da Roça e animais sempre à solta
A Roça Agua-Izé é também conhecida como “Fazenda da Praia Rei”, está situada junto a Baia da Praia Rei. Fundada em 1854, por João Maria de Sousa e Almeida, o 1º Barão de Agua-Izé, foi a primeira roça da ilha de São Tomé que iniciou a cultura de cacau. Agua-Izé foi uma das maiores plantações e das mais avançadas tecnologicamente. Possuía um cais próprio para exportação do cacau e uma grande linha férrea.
Mãos que escolhem o cacau
Pronto para ser exportado
E café na Roça Monte Café
E ainda fomos conhecer a Cascata de São Nicolau, onde a natureza impera!
Continua … no Iheu das Rolas