Muscat foi nos tempos de Roma antiga, um dos maiores portos do mundo. É a capital do Estado e a maior cidade de Omã. As Montanhas rochosas de Al Hajar, dominam a paisagem da cidade. Os edifícios desta cidade são baixos e brancos, mantendo a sua tradição. É uma cidade muito segura com baixo índice de criminalidade. Vale a pena visitar os seus souks movimentados e a lindíssima Mesquita do Sultão Qaboos
Não tínhamos programação para visitar a cidade, mas A MSC, ” presenteou-nos” na noite anterior, com um desconto de 50% nos passeios e foi deste modo com a MSC, que visitámos a :
” Mistica Muscat”
Começámos pela grande mesquita, depois uma breve visita ao Museu Bait Al Zubair; uma pequena residência que foi remodelada para mostrar os restos arqueológicos, jóias e trajes nacionais. Seguiu-se o exterior do Palácio do Sultão, que está rodeado pelo forte Mirani e Jalali, 2 torres construídas pelos Portugueses, no século XVI.
O fim da excursão foi no Souk Muttrah, a mais popular atracção turística da cidade. Um mundo mágico, um autêntico labirinto de vielas estreitas, repleto de lojinhas coloridas, empilhadas com cubas de incenso, pratas e outros objetos exóticos.
Este é dos poucos mercados do Mundo onde se pode comprar ouro, incenso e mirra, tudo na mesma loja.
Para quem gosta de regatear, poderá passar aqui agradáveis horas a pechinchar: caxemiras, pashminas, tecidos indianos de cores fantásticas!
A Grande Mesquita do Sultão Qaboos
O calçado deve ser removido antes da entrada . Não é permitido fumar, comer ou beber dentro da área da mesquita. Os homens e as mulheres devem usar calças e camisas largas, não vestir roupa justa e curta. Cobrir a cabeça com lenços. O cabelo deve ser completamente coberto, mas não é necessário cobrir o rosto . Os visitantes não podem tocar no livro sagrado “O Corão” , nem em qualquer elemento arquitetónico dentro da mesquita.
Exterior e jardim da Mesquita
O Interior da Mesquita
Jardins do Palácio do Sultão
Souk Muttrah